top of page

Avanços em cirurgia cardiovascular e endovascular: o que há de mais moderno para tratamento do coração

Quando o assunto é medicina, a tecnologia está constantemente avançando e abrindo novas portas para tratamentos mais eficazes e menos invasivos. Um campo que tem visto grandes avanços nos últimos anos é o das cirurgias endovasculares e cardiovasculares, que oferecem uma alternativa promissora para pacientes com doenças que atingem os vasos e artérias ligados ao coração. Mas o que

exatamente são essas cirurgias e como elas estão beneficiando os pacientes?


Hoje em dia, existem cirurgias endo e cardiovasculares que são procedimentos minimamente invasivos realizados dentro dos vasos sanguíneos, usando pequenos instrumentos e um tubo fino, chamado cateter. Em comparação com as cirurgias tradicionais conhecidas como “cirurgias de peito aberto”, que envolvem incisões grandes e tempo de recuperação prolongado, as cirurgias endo e cardiovasculares oferecem muitas vantagens.


Tipos de cirurgias minimamente invasivas

A cirurgia de válvulas cardíacas minimamente invasiva substitui ou repara as válvulas do coração por meio de pequenas incisões ou mesmo através de cateteres inseridos na virilha. A substituição da válvula aórtica transcateter (TAVI), é um procedimento inovador e uma das especialidades da equipe AoCor, pioneira em TAVI na América Latina.


Na angioplastia com stent, um cateter com um balão na ponta é inserido no vaso sanguíneo estreitado do paciente. Uma vez no local, o balão é inflado, comprimindo a placa de colesterol e abrindo o vaso para restaurar o fluxo sanguíneo adequado. Além disso, esse pequeno dispositivo em forma de malha, chamado stent, pode ser colocado para manter o vaso aberto após a angioplastia. A técnica é especialmente eficaz no tratamento de doenças coronárias, ajudando a prevenir ataques cardíacos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


As embolizações endovasculares são frequentemente usadas para tratar aneurismas e malformações arteriovenosas. Durante esse procedimento, um material especial é injetado no vaso sanguíneo para bloquear o fluxo de sangue para a área afetada, reduzindo o risco de ruptura do aneurisma ou eliminando a malformação. Essa abordagem minimamente invasiva pode evitar a necessidade de cirurgia aberta, reduzindo significativamente o tempo de recuperação e os riscos associados.


Para tratamento de doenças periféricas, como a doença arterial periférica (DAP), os médicos podem abrir artérias estreitadas ou bloqueadas nas pernas usando técnicas endovasculares, como angioplastia com balão ou a colocação de stents. Isso pode aliviar os sintomas debilitantes da DAP, como dor nas pernas ao caminhar, e ajudar os pacientes a recuperar a mobilidade e a qualidade de vida.


A evolução é contínua

Há inúmeros avanços no design e na tecnologia dos dispositivos cardíacos implantáveis, como marcapassos e desfibrilado res cardioversores implantáveis (CDIs). Eles têm melhorado significativamente a qualidade de vida e a sobrevida de pacientes com doenças cardíacas.


Esses avanços têm transformado o cenário da cirurgia cardiovascular, tornando os procedimentos mais seguros, mais eficazes e menos invasivos. A pesquisa e o desenvolvimento nesta área estão em constante evolução e novos avanços continuarão a moldar o futuro da cirurgia. E a equipe AoCor está acompanhando cada inovação para oferecer esperança e os melhores resultados para seus pacientes.

Cirurgia cardiovascular endovascular AoCor TAVI

Comments


bottom of page