top of page

Abordagem multidisciplinar em cirurgias complexas

Updated: Feb 9

A colaboração entre especialistas médicos a serviço do paciente


A cirurgia é o momento mais crítico da prática da medicina. Exige dos profissionais envolvidos um alto nível de especialização, experiência e habilidade, mas também exige boa comunicação, tranquilidade e segurança. Para lidar com a complexidade das doenças cardiovasculares e os desafios cirúrgicos associados a cada caso, a abordagem multidisciplinar é fundamental. Por isso a equipe do AoCor está sempre alinhada com os especialistas médicos de outras áreas, como urologia, pneumotoráxico e cirurgia geral, por exemplo, que atuam em conjunto para melhorar os resultados de cirurgias complexas e garantir, sempre, a dedicação integral ao paciente.


Colaboração é uma das especialidades da área cardiovascular

A Aorta desempenha um papel central e vital no organismo humano e é fundamental poder confiar em médicos especializados em operar toda a sua extensão. Sendo o maior vaso sanguíneo do corpo humano, responsável por transportar o sangue oxigenado do coração para todas as partes do corpo, a Aorta pode estar comprometida em diferentes doenças, havendo a necessidade de incluir especialistas em cirurgia cardiovascular para a correção de anormalidades ou patologias que possam comprometer o fluxo sanguíneo eficaz.

O sucesso dessas intervenções não apenas depende de técnicas cirúrgicas avançadas, mas também da compreensão profunda da anatomia e fisiologia da Aorta, por isso a equipe do AoCor é constantemente convidada a colaborar em cirurgias de especialidades médicas diversas e, como atua de forma dedicada no Hospital Madre Teresa, está sempre à postos para atender essa necessidade.


Parceria entre urologia/nefrologia e cirurgia cardíaca é um exemplo

Embora a urologia e nefrologia sejam especialidades que lidam principalmente com o sistema urinário e renal, em casos raros, a colaboração entre urologistas, nefrologistas e cirurgiões cardiovasculares pode ser essencial. Pacientes com insuficiência cardíaca avançada, por exemplo, podem desenvolver retenção de fluidos e insuficiência renal. Nesses casos, os especialistas em urologia e nefrologia podem ser convidados a atuar na cirurgia e tratamento para ajudar a gerenciar a função renal do paciente. Essa colaboração assegura que os pacientes com insuficiência cardíaca recebam cuidados abrangentes que abordem todas as suas necessidades médicas.


Sim, todos nós vamos dar um jeito

Nossa equipe é forte porque atua em conjunto. Discutimos todos os casos de forma colaborativa e, assim como atuamos em sintonia internamente, estamos abertos a trabalhar de forma multidisciplinar com diferentes especialidades médicas porque o que importa é o bem-estar do paciente. Essa abordagem demonstra como a medicina moderna valoriza a cooperação e não apenas expande o leque de opções de tratamento, mas também demonstra o compromisso contínuo da comunidade médica em enfrentar desafios complexos e oferecer cuidados de saúde de alta qualidade.


Comentários


bottom of page